sobre o projeto

O Âncora Verde é um projeto de educação e sensibilização ambiental que tem como mote informar sem julgar e promover mudanças de comportamentos e uma maior consciência ecológica por parte dos seus leitores. É um espaço de partilha: partilha de projetos, de pessoas, de boas práticas, de estilos de vida, de informação. É um espaço que não se encaixa numa definição, mas que se rege por valores ecológicos, éticos e de sustentabilidade. É um espaço para agir. E é um espaço para começar.

"All good things are wild and free."
Henry David Thoreau

Por trás do projeto

sobre mim

Olá! O meu nome é Leila e sou a mentora deste projeto. Com o Âncora, aprendi que todos podemos mudar o mundo. Basta querermos! 

O Âncora começou a ser pensado em janeiro de 2017 e viu oficialmente a luz do dia em junho do mesmo ano. No entanto, foi apenas em setembro de 2017 que comecei a olhar para ele de forma séria. No início, funcionava apenas como um escape ao meu emprego “de dia” e era o melhor trabalho “da noite” que eu podia ter pedido. Nascido de uma grande revolta interior e numa altura muito conturbada da minha vida, veio dar-me algum alento e permitiu-me entrar em contacto com o que na altura eu achava que era o meu “lado B”. 

À medida que o tempo foi passando, o Âncora começou a ocupar cada vez mais espaço na minha vida e passou de um escape para um projeto sólido e com muitas pernas para andar. Descobri a minha essência e aquilo que me apaixona fazer. Pelo meio, deixei o meu emprego e fui atrás dos meus sonhos. Comunicar o ambiente de forma simples passou a ser o meu “lado A” e, apesar de todas as incertezas desta nova vida, não existiu até agora um único dia em que me tenha arrependido da minha decisão. É claro que todo este processo não foi, de todo, fácil e harmonioso, mas poderá ler mais sobre isto no meu artigo Mudar de Vida I. Pelo caminho, surgiu a Raízes Mag, uma revista online sobre ambiente e sustentabilidade que lancei em parceria com o The Uniplanet e que é a menina dos meus olhos.

UM BREVE ENQUADRAMENTO

Sou formada em Comunicação, mas as questões ambientais sempre estiveram muito presentes na minha vida. No entanto, e porque venho de uma área de letras, quando decidi apostar a sério nestes projetos, senti que me faltavam algumas competências mais técnicas. Tenho vindo a fazer ações e pequenos cursos de formação na área do ambiente e da sustentabilidade, sou uma leitora ávida deste tipo de conteúdos e, em 2018, estive envolvida em dois projetos de voluntariado ambiental, onde tive a oportunidade de trabalhar no terreno, que me abriram os horizontes e me mostraram que, depois destes anos todos, estou finalmente no meu caminho. Pode saber mais sobre as minhas ações de voluntariado através das ligações que deixo mais abaixo. 

O meu compromisso com o ambiente é muito simples e está presente em tudo o que faço: proteger, preservar, educar e informar. Academicamente, escolhi as letras para me formar. Agora, pinto-as de verde e dou-lhes uma nova aparência, para tentar fazer do nosso mundo um lugar melhor a cada dia que passa. Porque todos os pequenos passos contam, todas as pequenas vitórias. 

Obrigada por estar desse lado! Vamos continuar a mudar o mundo? 🙂

saiba mais