raízes mag

A SUA NOVA REVISTA ONLINE SOBRE AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

A Raízes Mag é uma revista online bimestral focada na área do ambiente e sustentabilidade, que tem como objetivo abordar temas complexos de forma simples, de modo a promover uma mudança de comportamentos e maior consciência por parte dos seus leitores.

É um projeto totalmente independente, feito a 4 mãos, as minhas e as da Patrícia. Surgiu, em julho de 2018, da nossa vontade de fazer algo diferente e disruptivo em Portugal: comunicar o ambiente de forma simples e sem julgamentos, em linguagem comum e para toda a gente.

Com a Raízes Mag queremos pôr toda a gente a falar sobre o ambiente e a questionar alguns dos hábitos que há muito estão enraizados na nossa cultura.

Queremos inspirar quem nos lê a criar um mundo mais justo e sustentável, a viver no momento presente e a apreciar a beleza das pequenas coisas. Reunimos num só local as comunidades de movimentos como o Zero Waste, o Slow Movement, o Fair Trade e o Vegan, unidos a change-makers, bloggers, empreendedores e marcas sustentáveis.

Queremos divulgar o que de melhor se faz por cá e no mundo e mostrar que a mudança é possível e que só depende de uma coisa: da nossa vontade de mudar.

A Raízes Mag é, assim, uma revista leve, informativa e despretensiosa, que procura criar um impacto positivo na sociedade. Sai ao dia 10, de dois em dois meses.

Como adquirir a raízes mag

Os dois primeiros números da Raízes Mag foram disponibilizados de forma gratuita. No entanto, a partir do seu 3.º número, a revista terá um custo unitário de 2€ e poderá ser adquirida através da nossa loja online em https://gumroad.com/raizesmag

Para além das revistas individuais, encontra-se também disponível a nossa Subscrição Anual, que lhe dará direito a receber diretamente no seu e-mail 6 números da Raízes Mag, pelo preço de 5 (10€).

Na loja, poderão também fazer download de forma gratuita dos dois primeiros números. Para isso, basta colocarem “0” no valor da compra no momento do check-out.

últimos números publicados

Neste primeiro número, abordamos como o Minimalismo pode mudar a sua vida,  quais os principais mitos deste estilo de vida e quais os primeiros passos que podemos dar para uma vida mais simples e com mais significado. Convidamos a Cláudia Fonseca, do Officinalis, para nos contar a sua experiência com a adoção de um armário cápsula e a Joana Guerra Tadeu para nos mostrar como podemos ser mãe, mulher e minimalista.

Convidamos ainda duas personalidades internacionais no mundo do minimalismo e fizemos-lhes duas entrevistas muito especiais: Courtney Carver, do projeto Be More With Less e Leo Babauta, do projeto Zen Habits.

O segundo número da Raízes Mag fala-nos sobre Consumo Consciente e serve sobretudo para percebermos quais as pequenas alterações que podemos fazer no nosso dia-a-dia para aos poucos construirmos um mundo melhor.

Vai encontrar artigos sobre comércio justo e sobre uma nova forma de economia: a economia da partilha. Para se inspirar, fizemos uma entrevista muito especial à DOME Ethical Store, uma loja online portuguesa que coloca o bem estar do planeta e das comunidades em primeiro lugar. Para nos falar um pouco sobre as práticas de greenwashing desenvolvidas por empresas que se apresentam como “verdes”, “ecológicas” ou “sustentáveis, convidámos Susana Fonseca, da direção da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.

No terceiro número da Raízes Mag falamos sobre Desperdício Zero e sobre os malefícios do plástico nos nossos ecossistemas.

Reunimos, num único local, pessoas e projetos que admiramos e com os quais nos identificamos, entre os quais Bordalo II, na nossa rubrica Caleidoscópio, Ana Pêgo, com um artigo sobre o plástico, Bea Johson, fundadora do movimento Zero Waste e Raquel Gaspar, co-fundadora da Ocean Alive, com duas entrevistas inspiradoras, não esquecendo a Ana Milhazes, do Lixo Zero Portugal, que nos fala sobre detergentes caseiros e Carla Lourenço e Lia Laporta, da Straw Patrol, que nos ensinam todos os passos para prepararmos uma limpeza de praia na nossa comunidade. 

Neste número, falamos sobre Turismo Sustentável e sobre os impactos extremos que pode ter no nosso planeta, a nível social, económico e ambiental. No entanto, para nos provarem que o turismo também pode ser uma coisa positiva, convidámos duas pessoas muito especiais para entrevistar: Miriam Augusto, viajante profissional cujo objetivo de vida é deixar um impacto positivo pelos países em que passa, e Marta Guerreiro, em representação do Governo Regional dos Açores, que nos fala sobre a certificação do arquipélago como destino de turismo sustentável. Pelo meio, uma reportagem inspiradora ao Chão do Rio, um alojamento sustentável com uma grande história de perseverança, e um roteiro sustentável, para começarem a sonhar com as próximas férias em sítios maravilhosos e rodeados de natureza.