Raízes Mag N.º 4: Turismo Sustentável

Raízes Mag; Capa; N.º 4; Turismo sustentável

Saiu hoje, 10 de março, o 4.º número da Raízes Mag, dedicado ao Turismo Sustentável.

Neste número, abordamos de forma simples, mas séria, os problemas crescentes derivados do turismo, quer nos grandes centros urbanos, quer nos países em desenvolvimento.

Para além dos óbvios impactos que tem a nível social ambiental, também devemos ficar preocupados com as suas repercussões a nível económico. Para nos elucidar sobre isto mesmo, convidámos a Joana Guerra Tadeu, que nos escreveu um artigo super esclarecedor sobre os problemas dos resorts que operam em modo “tudo incluído”, no artigo “Tudo Incluído? Tantos Excluídos!”.

Viajar é, cada vez mais, associado a uma coisa negativa, mas será que tem que ser mesmo assim? Para nos provar o contrário, convidámos duas pessoas muito especiais para entrevistar: Miriam Augusto, viajante profissional, cujo objetivo de vida é deixar um impacto positivo pelos países em que passa, e Marta Guerreiro, Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo do Governo Regional dos Açores, que nos fala sobre a certificação do arquipélago como destino de turismo sustentável.

Diretamente do outro lado do mundo, e para vos fazer sonhar com uma vida nómada, temos o João e a Sara, mais conhecidos como os “No Footprint Nomads”, que nos escreveram um artigo sobre como nos podemos transformar em turistas permanentes, sempre com o mínimo impacto possível.

Pelo meio, uma reportagem inspiradora ao Chão do Rio, um alojamento sustentável com uma grande história de perseverança e amor à terra, e um roteiro sustentável, para começarem a sonhar com as próximas férias em sítios maravilhosos e rodeados de natureza. Tudo no nosso Portugal, claro está.

Vão encontrar também uma nova rubrica dedicada a associações de defesa da vida selvagem onde, a cada novo número, convidaremos uma nova associação para nos apresentar o seu trabalho. Neste número, vamos ficar a conhecer o trabalho do CERAS –  o Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco.

A revista não ficaria completa sem as tradicionais rubricas de educação ambiental, para miúdos e graúdos, a cargo do Movimento Bloom e da Tutisfore, respetivamente, e da nossa rubrica de culinária, Raízes Vivas, assegurada neste número pela Márcia Gonçalves, do Compassionate Cuisine, onde se vão perder entre receitas e sabores.

Como bónus, ficarão ainda a conhecer o movimento Mint Beach e o projeto Casa da Esquina.

Garanto que não vão querer perder pitada 🙂

Podem comprar o 4.º número da Raízes Mag aqui: https://gumroad.com/raizesmag/ mas aconselho a compra da nossa subscrição anual, que dá acesso um conjunto de 6 números apenas pelo preço de 5.

Podem saber mais sobre a Raízes Mag e sobre os números anteriores aqui.

Votos de boas leituras!

 

logo - âncora verde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *