Estamos a matar as baleias

EUNAOQUEROSABER #01

A quantidade de pedaços de plástico a flutuar nos oceanos aumentou mais de cem vezes nos últimos 40 anos. E vai continuar a aumentar. Porque toda a gente sabe mas ninguém se importa.

Prevê-se que até 2050 haja mais plástico no mar do que peixes e que 99% das aves marinhas tenham pedaços deste material no seu aparelho digestivo. Estamos a matar a vida. E toda a gente sabe mas ninguém se importa.

 

“O Mar Mediterrâneo e os oceanos em geral são sufocados todos os dias por tintas, produtos cosméticos e sacos plásticos. A nossa sociedade produz toneladas de plástico com efeitos irreversíveis nos nossos oceanos.”, alerta a WWF

Baleias, peixes, tartarugas e outros animais marinhos confundem muitas vezes o plástico com alimento. Cada vez mais dão à costa animais mortos pelo plástico.

whales

cachalotes mortos numa praia alemã com enormes quantidades de plástico no estômago – daqui

Segundo um estudo da WWF, onde foram analisadas biopsias de quase 100 mamíferos marinhos que vivem no Santuário de Pelagos, a maior área protegida marinha do Mediterrâneo, localizada entre a Itália, a França e a Ilha da Sardenha, as baleias apresentam uma alta contaminação por ftalatos.

Os ftalatos são um componente de plásticos, habitualmente encontrados em embalagens, cortinas de duche, cabos, vernizes, medicamentos, tintas, etc., mas também em cosméticos como verniz de unha, spray de cabelo e perfume.

Os ftalatos são considerados tóxicos tanto para humanos como para animais, com potenciais efeitos nocivos na fertilidade e desenvolvimento do feto, são perturbadores endócrinos e alguns deles são classificados como cancerígenos. Hoje, a produção mundial de ftalatos é de 3 milhões de toneladas por ano.

A questão dos resíduos plásticos está a crescer e a fugir ao nosso controle; todos os dias entre 4,8 e 12,7 milhões de toneladas métricas de plástico entram no oceano, 93% dos quais são resíduos dos consumidores

A poluição está-nos a envenenar lentamente. Mas são só baleias. Quem se importa?

#EUNAOQUEROSABER é uma rubrica do âncora verde que pretende alertar para os problemas ambientais que assolam o planeta.

 

logo - âncora verde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *